Artigos de Carnaval - Breve história e sugestões

06 Agosto 2012, segunda-feira . Jorge Almeida

 O Carnaval é a altura do ano em que aproveitamos para soltar a nossa energia e boa disposição.

O Carnaval em Portugal remonta aos séculos XV e XVI e recebeu o nome de entrudo que significa, início da Quaresma.

Uma tradição do Carnaval em Portugal é sem dúvida o uso das máscaras. É uma tradição que vem de rituais pagãos de culto dos mortos, onde se acreditava que os espíritos iriam reencarnar numa forma humana. Para isso alguém vestia de branco e usava uma máscara.

Crê-se que o Carnaval de cariz português foi exportado para as colónias brasileiras por meados de 1723 e sempre foi diferente do Carnaval de outros países, até pela negativa. Foi muito documentado por autores portugueses como uma festa pesada e com algumas brincadeiras muito violentas.

Em tempos idos, foi muito popular por esta altura a batalha entre os foliões com vassouras. Mas em finais do sécculo XIX, cidades como Lisboa e Porto começaram a proibir estas práticas e iniciou-se a organização de bailes de máscaras em salões ou clubes bem frequentados.

Foi neste período que surgiram em Lisboa os chamados "Batalhões" populares de bairros tão típicos como o de Alfama, Ajuda e Campo de Ourique. Surgiu também a batalha das flores que ainda hoje se mantém vivo no Carnaval de Loulé.

Na tradição mais popular em Portugal, as brincadeiras de Carnaval vão desde atirar ovos, farinha, e balões de água. Em tempos já bem antigos, também se atiravam pela janela outros artefactos como frigideiras e alguidares. Muitas vezes, pessoas que passavam muito perto de janelas, por pouco não eram atingidas por estes objectos.

Em Portugal, o Carnaval mais popular e engraçado é sem dúvida o de Torres Vedras, onde se faz uso da imaginação para criticar, normalmente, os nossos políticos. Cortejos de carros alegóricos ( corsos ) começam a ser feitos um ano antes. Os bonecos, normalmente chamados de cabeçudos ou gigantones são produzidos para fazer sátira social e política, e o intuito é sem dúvida criticar com muito humor e criatividade.

O Carnaval de Torres Vedras é muito apreciado em Portugal pela sua originalidade, e sobretudo por nunca se ter vendido às modas do outro lado do Atlântico, tal como o fez o Carnaval da Mealhada, por exemplo, que copia o Samba brasileiro que não tem nada da tradição portuguesa.

 

O cortejos dos corsos em Torres Vedras

Os artigos de carnaval presentes na nossa loja são do mais vasto que pode haver cobrindo todas as temáticas possíveis e imaginárias. O espírito do Carnaval já não está só presente na data oficial mas durante todo o ano com a organização das festas temáticas , onde em pleno Inverno podemos perfeitamente celebrar o espírito do Verão com uma festa havaiana. As discotecas e outros espaços viram aqui uma oportunidade de negócio, assim como as empresas de organização de eventos que várias vezes por ano nos contactam com os eventos mais originais que podemos imaginar.

Sem dúvida que as máscaras de Carnaval continuam a ser o artigo preferido do público. Os tempos passam e as máscaras evoluem consoante as tendências, sendo muito popular hoje em dia as máscaras inspiradas em personagens do cinema e televisão.

E porque não consultar os nossos artigos para pregar partidas? Nesta secção temos de tudo um pouco. Desde os tradicionais pós de espirros e comichões, à almofada pum auto-insuflável, passando pela máquina com controlo remoto que imita sons de bufas. Más há mais! Coisas inacreditáveis e divertidamente absurdas como o som de mosquitos que funciona com activação de luz, quando temos luz acesa, silêncio, luz apagada, começa o inferno...Mas há mais!  E os artigos mais inusitados disfarçados de bisnagas? As canetas e isqueiros que dão choque? Não tem fim a imaginação quando toca a inventar produtos para fazer brincadeiras.

 

No campo dos artigos para festas a imaginação não tem fim. Existe tudo o que se pode imaginar para complementar disfarces. Desde a lupa do Sherlock Homes, a harpa de anjo, a lamparina do aladino, a claquete de realizador ou o prémio de cinema. Tudo se produz para que os disfarces fiquem o mais próximo possível da personagem. Na CarnavalMania temos centenas destes acessórios, alguns deles vão surpreender pela sua originalidade.

 

 

Os fatos de Carnaval são também sempre um artigo muito procurado. Aqui as tradições mantêm-se. Quem não deseja mascarar-se de cowboy ou mosqueteiro, ou de Índio? No fundo, os clássicos de sempre da nossa imaginação.

 

 

Para as crianças os clássicos continuam a ser também o que eram, com os fatos de animais a serem constantemente requisitados por pais. Fatos populares continuam a ser o fato de burro, de coelho e de porco. É de facto rara a festa de escola que não escolha fatos de animais para a sua festa.

 

 

 

Na nossa loja de artigos de festas vai de certeza encontrar milhares de artigos de Carnaval para fazer sensação na sua festa. Clique aqui para mais sugestões!

 

 

 

 

Regressar aos posts »